Dançando no 1º Forinho de Porto Alegre (Fórum Social Mundial, 2010). |
Ao longo da constituição histórica do povo brasileiro, os terreiros de religiões afro-brasileiras desenvolveram funções altamente protetivas e nutricionais à infância das populações mais pobres e marginalizadas.
Como a proteção, a adoção e a alimentação ocorrem coerentemente com as vivências da prática religiosa, a ludicidade expressada na dança, nos cantos e nos rituais é componente básico de todo um cotidiano mitologizado e ritualizado.
Machado, estudiosa das invenções pedagógicas nos terreiros de candomblé da Bahia, reforça a necessidade de olharmos a realidade brasileira de frente, ou seja, desvelarmos os ambientes pelos quais a educação se dá a nossas crianças, e esses espaços são também os espaços religiosos.
In: Universidade Luterana do Brasil ULBRA. (Org.). O Lúdico na Prática Pedagógica. Curitiba: Ibpex (Intersaberes), 2009.
LINKS:
- Oficina Povos de Terreiro, entrevista com Vanda Machado
- Vanda Machado – Museu da Pessoa
- Mitos Afro-brasileiros e vivências educacionais – Vanda Machado
- Narração de mitologias afro-brasileiras na educação infantil. Mariana Leal de Barros – Revista da SPAGESP, 2012.
- Presente! Revista de Educação